iPhone em Portugal com a Vodafone (exclusivo?)

Segundo o Bloomberg, a Vodafone vai vender o iPhone em dez países (África do Sul, Austrália, Egipto, Grécia, Índia, Itália, Nova Zelândia, Portugal, República Checa e Turquia), sendo que a novidade que nos interessa é saber que no nosso país o iPhone estará à venda na rede da Vodafone.

Dos dez países hoje anunciados, convenhamos que de potencial interessante serão a Austrália, Índia e Itália, sendo os outros “peixe miúdo”.

Esta notícia de um bloco de dez países poderá querer dizer muitas coisas. Por um lado, a Apple poderá estar a escolher a melhor operadora em cada país (ou pondo de outra forma, a operadora que lhe dá melhores condições) tendo a Vodafone sido forçada a dar o braço a torcer depois de ter perdido o iPhone nos países onde já foi lançado.

Por outro lado a Apple poderá ter empurrado a Vodafone a lançar o iPhone naqueles 10 mercados, acenando com a cenoura dos três grandes para dourar a pílula, de forma a aumentar as vendas do telemóvel. Não seria a primeira vez que a Apple tomava atitudes destas de pendurar patinhos feios nos cisnes que vende, pois quando o iMac G3 foi lançado em várias cores os retalhistas eram obrigados a comprar quantidades de todas as cores e não apenas das que tinham maior sucesso.

Por fim, a Apple pode estar a fazer algo que também já vi acontecer noutros mercados (don’t ask, sigilo profissional) que é ser promíscua com múltiplos parceiros, de forma a demonstrar que não depende de um em particular. E assim, quanto ao iPhone, todos ficam contentes pois as grandes operadoras têm acesso ao mesmo ao menos num mercado.

Fica ainda por saber se nestes 10 mercados a distribuição é exclusiva da Vodafone (e se sim, por quanto tempo) ou se foi apenas a primeira operadora com que a Apple fechou negócio. E de caminho, se vamos ter um modelo 3G directamente nesses mercados ou não.

Recorde-se que a Apple referiu não estar amarrada ao modelo de operador único/contrato de fidelização, e a longo prazo, se quer efectivamente vender iPhones como quem vende gelado numa praia em Agosto, alguma coisa vai ter de mudar.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

2 comentários em “iPhone em Portugal com a Vodafone (exclusivo?)”

  1. ajax Says:

    Grandes teorias mas nem sempre as coisas são tão complicadas.

    O iPhone 1.0 foi lançado às feras de uma forma controlada e limitada para testar o consumidor. Como resultado temos uma nova versão que estará mais adaptada às exigências do mercado e poderá agora ser vendido como um produto “normal”. Convém não esquecer que a concorrência entre operadoras beneficia o cliente final e consequentemente a Apple. Contratos especiais entre a Apple e vários operadores existirão sempre pois é uma forma de promover o produto. Para além disto, a Apple tem consciência que o sucesso do iPhone depende em larga medida das operadoras pois são elas que controlam aquilo que falta a qualquer “iPhone”. O acesso barato a uma rede de comunicações móvel. Sem isto, o iPhone não passa de um clássico iPad um “pouco” mais evoluído.😀


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: