Sobre os updates pagos para o iPod Touch

Apple - QuickTime - Apple March 6 Event.jpg

“Everything will run on the iPod Touch as well, including enterprise features. We account for the touch differently than we do for the iPhone so there will be a nominal charge for the Touch.”

(Steve Jobs no evento de ontem falando sobre o firmware 2.0 para iPhone e iPod Touch)

Confesso que muito tenho pensado sobre os updates pagos para o iPod Touch quando comparados com os updates gratuitos para o iPhone. Oficialmente, a Apple justifica a cobrança devido a motivos contabilísticos. Lamento, mas não acredito.

A resposta é, uma vez mais, desoladoramente simples. Assenta em duas premissas:

1. Enquanto o iPhone é durante os dois anos após a sua venda uma fonte de rendimento para a Apple, devido ao acordo de partilha de receitas com os operadores móveis, o Touch só dá dinheiro à empresa no momento da venda.

2. O modelo de negócio do Touch é idêntico ao dos Macs.

A primeira premissa explica-se por ela própria. A segunda merece um pouco mais de reflexão.

A partir do momento da venda o Touch, não dá dinheiro a ganhar à Apple. Pelo contrário, só dá despesa com garantias, peças de reparação e afins. Em princípio, a Apple não volta a esmifrar um cêntimo a quem lhe comprou um Touch.

Daí que uma maneira de continuar a cobrar aos utilizadores deste produto seja introduzindo novas funcionalidades suficientemente apelativas para levar parte da base instalada a pagar uns trocos por ele.

E é assim tão estranho? Não. Vejamos com dois exemplos paradigmáticos:

Quando a Apple ou qualquer empresa lança uma nova versão de um programa o que é que faz? Cobra ou um valor alto (para novos clientes) ou uma taxa de actualização para quem já for cliente. Exemplo acabado: iWork e iLife. Qual é a diferença quanto ao Touch? Nenhuma, o hardware é o mesmo, apenas o software é melhorado.

Fazendo a tal analogia do modelo de negócio do Touch com o dos Macs. Depois de vendidos, só dão despesa, tal como aquele. Acresce que, nos últimos cinco anos, a Apple sempre cobrou por cada nova versão do OS X. Ninguém é obrigado a comprar e os Macs continuam a funcionar perfeitamente com o OS X com que vinham originalmente. Mas quem quiser as novas funcionalidades, tem de pagar…

E alguém tem refilado com os 129 dólares que pagámos por Panther, Tiger e Leopard? Não. Simplesmente, habituámo-nos ao preço da actualização. A Apple amortiza os custos de desenvolvimento do novo software que teria sempre de suportar para manter os Macs competitivos, vendendo-o também à base instalada pré-existente.

Resumindo: se pensarmos bem, quando compramos um Touch estamos a comprar *aquele* hardware, com *aquele* software, mais nada. Não o comprámos com a promessa que novas funcionalidades seriam adicionadas *e* gratuitas. Acaso o são para os Macs?

E assim a Apple consegue voltar a fazer dinheiro com hardware que já vendeu.

No fim é fazer as contas, cabe ao consumidor ver se vale a pena comprar o update. Só paga quem quer. O Touch não deixa de funcionar sem o update.

*PS: Fica por saber o que irá acontecer a quem não pagou o update de Janeiro. Que preço pagará? Terá de comprar primeiro o dito update de Janeiro?

Explore posts in the same categories: Uncategorized

2 comentários em “Sobre os updates pagos para o iPod Touch”

  1. dextro Says:

    Mas agora deixo aqui uma posta: se a Microsoft cobrasse pelo upgrade de firmware de um Zune era logo a má da fita não?

    Sinceramente neste caso acho que é mais comparável a um Service Pack de um sistema operativo do que a uma versão completamente nova…

  2. bruno_eg Says:

    Fanatismos a parte, a nível de empresas a Apple é igual a Microsoft ou a qualquer outra empresa em que o objectivo é fazer lucro. Não há diferença. Acho que a explicação neste tópico é bastante esclarecedora.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: