Apple vendeu 15.485 computadores em 2007 em Portugal

Segundo dados da IDC EMEA PC Tracker publicados pela Semana Informática, a Apple vendeu 9.539 portáteis e 5.946 desktops em Portugal durante o ano passado, representando 1.4% e 1.9% de quota de mercado respectivamente.

Comparando com 2006, regista-se um elevado crescimento do número de unidades total (de 5.860 portáteis para 9.539 e de 4.310 desktops para 5.946), mas não uma mudança significativa na quota de mercado obtida pela Apple no nosso país.

Olhando friamente para os números, podemos concluir que são, objectivamente, fracos. A quota de mercado é ínfima e não dá para escamotear o facto.

Mas, honestamente, com a distribuição que tínhamos em Portugal, estranho seria que os números fossem superiores. É sempre a velha história de se olhar para o copo meio vazio ou meio cheio.

Veremos se as melhorias trhodysfsd na distribuição com o lançamento da online store e outros canais (bem assim como o semi-desaparecimento de uma certa e determinada gangrena…) não levarão a uma subida mais acentuada das vendas em 2008.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

8 comentários em “Apple vendeu 15.485 computadores em 2007 em Portugal”


  1. Qual gangrena? (A sério, tou curioso)

  2. Marco Says:

    em portáteis quase que duplicou o nr de unidades vendidas.

  3. Pedro Says:

    @Bruno

    Muitos posts foram despejados aqui neste quintal sobre a qualidade da distribuição e da assistência técnica da Apple em Portugal.

    @Marco

    Verdade, mas o mercado cresceu quase tanto como isso.


  4. […] 19, 2008 por mac2 A propósito deste post do Pedro Telles e a (pequena) quota de 1.9% da Apple em […]


  5. acho que o que seria importante verificar é quantos utilizadores se registaram como sendo Portugueses aquando da instalação do sistema operativo. embora fosse uma métrica falível como qualquer outra acredito que seria mais interessante do que o “numero de vendas”.

    A titulo pessoal posso afirmar que nenhum dos meus 2 macs foram comprados cá, e o que virá para o mês que vem (finalmente irei por o meu ibook na reforma) tb irá ser comprado no estrangeiro.

    nao estou a dizer que os apresentados acima estão muito errados, so estou a dizer que ao preço a que está o dollar muita gente ja juntou e vai juntar o útil ao agradável.

    na minha opinião saber o numero de maquinas vendidas é muito importante para a apple, mas para os mac users, o que nos interessa realmente saber é qual o crescimento da “user base” no nosso país.


  6. E já agora… sendo as vendas da online store da Apple realizadas “fisicamente” na Irlanda… será que estes números entram nesta estatística aqui?

  7. shello Says:

    Bom, eu faço parte desses números. Comprei o meu MBP em Novembro de 2007.
    Acho estranho é que os números não sejam mais altos. Não sei se é de agora ter um Mac ou por ter entrado na Faculdade, mas parece-me que vejo mais gente com Mac (lá vem a história de quando se tem alguma coisa, repara-se mais nela… Também me aconteceu com o carro, comecei a notar muito mais Mercedes na estrada… Enfim).

  8. Pedro Says:

    @freelance

    Os meus macs também não foram comprados em PT. O MBP em Espanha, e o Powermac G4 importado em segunda mão via eBay.co.uk, portanto não entro para as contas nacionais.

    @JC

    Isso é uma coisa que só a malta que fez o estudo te poderá responder. Donde terão recebido os dados? Da Interlog ou da própria Apple?


Deixe uma Resposta

