Mellel vai efectuar (finalmente) cross references

Não é segredo que sou fã do Mellel, pese embora algumas fúrias que vou tendo com ele e com a pouca comunicabilidade dos autores (em particular quando comparados com os autores de Scrivener e Bookends). Apesar de tudo, não tenciono voltar ao Word.

Um dos pontos em (grave!) falta num processador de texto dedicado a trabalhos académicos como o Mellel é a possibilidade de efectuar referências cruzadas (cross references no original, desconheço se existe terminologia mais apropriada na nossa língua. Pensando bem, se calhar remissões ficaria melhor).

O cruzamento de referências mais não é que a actualização automática da numeração de um determinado texto cada vez que a sua numeração é alterada.

Por exemplo, remetemos numa nota de rodapé o leitor para a nota 35. Entretanto, mudamos o texto aditamos e retiramos algumas notas e a nota 35 passa a ser a 32. Sem “cross referencing” a remissão da primeira nota para a segunda ficaria ininteligível, pois o conteúdo da “nova” nota 35 não seria o esperado.

Como é que o Mellel sobreviveu até à versão 2.2 sem uma função destas é que me ultrapassa. Mais uma vez, especialmente quando é dirigido a académicos que têm de efectuar remissões frequentemente nos seus textos. Refira-se que é uma feature pedida e prometida desde 2004.

Mas, segundo um dos seus autores, a versão 2.5 irá incluir entre outras novidades o cruzamento de referências.

Assim, iremos ter em breve um pequeno update (o último data de Setembro) e a fase beta do Mellel 2.5 começará até ao final do mês.

No entanto, continuo com a impressão que o desenvolvimento do Mellel não tem decorrido a um ritmo tão saudável como seria de desejar. Basta dar uma volta pelos fóruns para encontrar exemplos de features pedidas há muito que continuam por implementar.

Bem que podiam tornar mais limpa e linear a criação/gestão de notas, por exemplo. Esta review do Mellel no About This Particular Macintosh também toca no(s) nervo(s).

EDIT: Passei agora na página principal do Mellel e verifiquei que o novo pequeno update (2.2.7.2) já está disponível.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: