Um ano de SpBb

Por pouco que me ia esquecendo da efeméride: o SpBb fez ontem um ano.sbbod.gif

Cumpre, pois, deixar aqui umas breves linhas sobre o passado e, de caminho, sobre o futuro.

Quanto ao passado, há que referir que se mantém actual a pertinência deste blog, por vários motivos.

Em primeiro lugar, por muitos blogs que haja noticiosos sobre a Apple em português (e têm nascido/desaparecido como cogumelos) que se limitam a servir de correia de transmissão para notícias internacionais, não há muitos que se dêem ao trabalho de reflectir e publicar artigos relevantes de lavra própria. Assim à cabeça só me lembro de dois na nossa língua (iPhil e Mac2) e mais um em inglês (TheTaoOfMac). E voltar a debitar notícias apenas para angariar visitas nunca foi o meu objectivo.

Em segundo lugar, a Apple continua a justificar esse trabalho de síntese, análise e, por vezes, adivinhação.

Em terceiro lugar, acumulei ao longo deste ano uma excelente rede de passarinhos bem colocados no que toca à Apple. Foram aparecendo quase aos trambolhões. Quem? Não sejam cuscos.

Em quarto lugar, o meu mote original para a criação do SpBb foi a pungente necessidade de escrever em português. Vivia no estrangeiro e assim continuo, pese embora em distinta cidade e noutro país. Ainda não foi desta que mudei de continente. Há de chegar.

Quanto ao ano que passou teve altos e baixos. Os baixos foram a minha recorrente falta de tempo ou vontade em escrever longos textos (até na tese isso me acontece!), a que se juntaram stresses diversos. Os altos foram muito variados. Desde o número estável de visitas diárias a justificar o meu trabalho, à minha guerra de desgaste com a Interlog e ao fim do monopólio da dita até alguns momentos que roçaram o brilhantismo. Destaco apenas a referência do SpBb no FakeSteve que levou a umas estonteantes 830 visitas em apenas um dia e a notícia de quase meia página no Expresso de 23 de Junho.

Assim, seria profundamente estúpido parar agora.

Quanto ao futuro, algumas mudanças. Continuo a querer escrever reviews de software, mormente os que utilizo para o meu workflow diário. Falta é tempo e perserverança.

Pretendo também mudar algumas coisas menores, como a minha sistemática ausência de categorias nos posts, por exemplo.

E, se calhar, algumas mudanças maiores. Sair do WordPress e ter o SpBb alojado onde possa ter um mínimo de publicidade (sim, chamem-me pesetero por querer ganhar uns tostões para umas cervejas e ter aquele incentivo extra para escrever com qualidade) e maior controlo (gratuito!) sobre o look do blog.

Para isso tenho, novamente, de deixar de ser calão.

Por fim, obrigado a quem foi lendo as linhas aleatórias que foram sendo publicadas ao longo dos últimos 366 dias.

E já agora – excluindo notícias – que mudanças gostariam de ver no SpBb?

Explore posts in the same categories: Uncategorized

10 comentários em “Um ano de SpBb”

  1. Phil Says:

    Muitos parabéns e claro que este projecto prossiga com sucesso, como até aqui…


  2. Parabéns, não sendo um adepto do mundo Mac e quando o louvor acrítico de tudo o que é mac que vejo repetido ad nauseum me deixa com uma certa alergia à empresa o teu é um blog que normalmente leio e com gosto.
    Um ano passa num instante, felicidades para o segundo e para os teus projectos.


  3. Gostaria de o ver na TubarãoEsquilo. That’s all.

  4. shello Says:

    Parabéns ao SpBb e a ti, Pedro😉

  5. André Melo (MacDicas) Says:

    Muitos parabéns! Que continues com o excelente trabalho que tens feito até agora! Os teus posts são sempre uma agradável leitura e o teu blog uma grande lufada de ar fresco na blogsfera portuguesa. Mais uma vez os meus parabéns!

    Mudanças? A única coisa que me vem à cabeça era o SpBb se movesse para outro host (e como já referiste dar-lhe um look mais personalizado).

  6. Pedro Says:

    @all

    obrigado pelas palavras simpáticas, sabem sempre bem neste dias em que os trolls pululam as zonas de comentários😀.

    @Paulo Querido

    obrigado mas já estou agregado no Prt.sc e não tenho motivos para mudar. Mas, nunca se sabe o que o futuro nos reserva.


  7. Pedro, apenas venho esclarecer que a TubarãoEsquilo não é um agregador e não teria que mudar nada. Há projectos da TE que estão nos agregadores. Pelos contactos que mantive com os organizadores dos dois principais agregadores tech portugueses, incluindo o Prt.sc, não vemos nenhum problema nisso.
    Abraço.

  8. mac2 Says:

    @Pedro —

    Esqueci-me de te dizer: parabéns.

    Que contes muitos mais na blogosfera.

    \o/

  9. ajax Says:

    Um blog sobre Macs, e não só, que é original, objectivo, e, sobretudo Português.
    Espero que seja o primeiro de muitos anos de existência.

    Parabéns.

    Quanto a mudar de continente, espero que o faças. Nova Iorque parece-me bem.😉
    Talvez não te falte a coragem, que outros não tiveram, para abandonar a velha e caduca Europa.
    (Em dias de chuva intensa dá-me para isto😀 )


Deixe uma Resposta

