Venturas e desventuras de uma compra na loja Apple online inglesa

Há uns meses decidi não arriscar com a sorte e decidi comprar a extensão de garantia AppleCare para o MacBook Pro de que sou feliz proprietário.

Como o preço da dita garantia não é barato, optei por fazer a encomenda através da loja online para educação (melhor dizendo, Higher Education Store) antes que o prazo inicial de um ano de garantia expirara. No total, saiu a pouco mais de 315 euros.

Estando essa loja apenas disponível para acesso nos computadores do campus da Universidade, nada como ir a um domingo à noite antes das férias do Natal para tratar da encomenda. Tendo em conta que o prazo para activar o AppleCare expirava antes de eu regressar de Portugal e ninguém estaria em casa para receber o pacote, diligentemente telefonei à Apple *antes* de efectuar a encomenda. Claro que não havia nenhum problema e que reteriam o AppleCare até eu dar ordem que o enviassem. Teria que os contactar novamente quando tivesse o número de encomenda.

Fiz a encomenda descansado da vida e no dia seguinte de manhã liguei para a Apple. De um momento para o outro deixo de ser possível reter a encomenda, pois já estava na UPS (encomenda efectuada nessa madrugada, eficiência germânica!) e o AppleCare teria sempre de ser activado online antes de expirar o prazo de garantia, de nada servindo a compra em data anterior. Tentei que enviassem para outra morada onde alguém o poderia receber mas, novamente, demasiado tarde.

Resultado, fui para Barcelona e lá comprei o Apple Care na minha loja habitual por um preço com desconto ligeiramente superior ao que me custaria na loja online de educação e procedi à sua activação sem problemas.

Entretanto, o AppleCare inglês foi entregue a um vizinho meu. Não obstante o pacote vir endereçado a mim e se tratar de um produto de mais de 300 euros, a UPS não viu problema algum em entregá-lo a um estranho que nada tem a ver comigo. Pior fiquei quando no apoio telefónico da Apple me disseram que era prática habitual, entregue à discrição do transportador. Porreiro, um tipo compra algo numa loja online e é normal o transportador entregar a mercadoria registada a um vizinho. Porreiro, mesmo, especialmente se ao vizinho lhe apetecer não entregar a coisa. Estão a ver como seria provar que algo não nos foi entregue a nós mas a um vizinho que refuta essa ideia. Porreiro.

Felizmente os meus vizinhos são (até agora!) pessoas civilizadas e entregaram o dito pacote cá em casa (no meu prédio, em Lisboa, um vizinho esqueceu-se de um portátil no elevador e quando se lembrou, já tinha ganho pernas) e no último dia dos 14 para devolver mercadoria voltei a falar com o apoio telefónico da Apple. E aí as coisas começaram a correr melhor. Perceberam o problema, deram-me a autorização de retorno (sim, o acrónimo RMA é inglês e não português…), trataram da recolha com a DHL e depois de terem recebido de volta o AppleCare, devolveram-me o dinheiro.

Apesar do final feliz, algumas questões ficam-me na cabeça:

1. Por que raio entregam os transportadores da Apple a outras pessoas que não o destinatário ou alguém que viva na sua casa?

2. Por que raio uma extensão de garantia, que por sim mesmo é virtual, é enviada para casa, quando bastaria ser tratado 100% online, tendo em consideração a necessidade de efectuar o registo/activação online?

3. Por que apregoam tantas credenciais verdes (antes que mandem vir comigo, SJ falou disso na keynote, portanto…) quando enviam desnecessariamente um produto para casa, que implica inúteis operações contraditórias com esses princípios verdes: papel, cd, embalagam e envio?

Explore posts in the same categories: Uncategorized

7 comentários em “Venturas e desventuras de uma compra na loja Apple online inglesa”

  1. mac2 Says:

    Porque são burros! Todos eles.

  2. Cosaje Says:

    Pelos vistos, nem tudo são rosas na Apple Store…. Admira-me realmente a não possibilidade de efectuar tudo online. Olhe, cá nem podemos fazer o Apple Care por eanquanto!!!!!

  3. ajax Says:

    Em Inglaterra ainda acreditam que as pessoas nao sao desonestas.

  4. LSantos Says:

    posso-te “elucidar” quanto à entrega nos vizinhos: porque é uma prática comum (dos correios em geral, das entregas da UPS e da DHL por exemplo) em países como Inglaterra e Alemanha at least onde nem sequer passa pela cabeça ” se ao vizinho lhe apetecer não entregar a coisa”…. praticamente 50% dos pacotes que recebo são entregues em vizinhos porque não estou em casa na altura de receber ou deixados à porta de casa (o carteiro tem a chave do prédio)….

    a questão que se coloca é: tu soubeste que o vizinho tinha a mercadoria como ? quando ele te foi entregar ou tinhas um papelinho na caixa do correio ? É que se não tinhas o papelinho/cartão da entrega, tens razão na queixa…. caso contrário, é prática comum em países “civilizados” …com exceepção de Portugal pelas razões que se sabe.

  5. Pedro Says:

    Deixem-me que vos diga que mas vocês são uns líricos🙂. Eu vivo em Nottingham (conhecida popularmente como Shottingham, onde pessoas são agredidas à noite sem motivo e “oficialmente” designada como a 4a pior cidade inglesa para se viver) onde roubam bicicletas até dentro de prédios supostamente seguros nas zonas mais finas da cidade.

    Não estou propriamente a viver no sul da Inglaterra😀.

    Soube porque a Apple falou com a UPS que disse ter entregue a um não sei quantos, ou seja, que tinha sido entregue mas não a ninguém da minha casa.

    E quando cheguei de férias já tinha o pacote em casa por ja ter sido dado à minha flatmate.

  6. ajax Says:

    Tens razão, o norte é um bocado mais chunga.

    Mas falemos sobre a “tua” flatmate…
    🙂

  7. Pedro Says:

    A doutrina divide-se sobre a inclusão de Nottingham no Norte ou no Sul. Os mais afoitos dividem a cidade: 80% Norte, 20% Sul (basicamente, dois bairros).


Deixe uma Resposta

