You’re being rude! (ou a necessidade de ouvir as múltiplas versões de uma história)

Alegadamente, foi o comentário de Steve Jobs quando foi abordado na MacWorld pela blogger Violet Blue (not safe for work!) que lhe pediu uma fotografia.

Nas palavras dela:

Since so many people are asking me what happened (“VB+SJ=Trouble?” “heard you had a fight”)… So, I saw that Steve Jobs was just hanging out on the Macworld expo floor, not in conversation, not talking to anyone, and poking at his phone in the middle of the public so I walked over. Thinking a girl — in this case, a fangirl, me — will never get anything if she doesn’t ask for it, I lightly touched his arm and said “hi”. He looked at me, and I blushingly asked if it would be okay for me to ask if I could take a picture with him. I didn’t say my name or anything else, I was just a girl. He told me curtly, flatly that I was rude. And turned his back to me. The small circle of people around him sniggered. That woman you see actually snort-laughed at me, and rolled her eyes.

E de viva voz:

(Pequenos detalhes: a Violet Blue é conhecida por ser uma sex blogger, o que quer que isso seja, mas não chega aos calcanhares da Catherine Townsend. E se repararem, entre o texto e o comentário vídeo há umas pequenas diferenças na versão. You’re being rude não é exactamente o mesmo de You are rude.)

Naturalmente que por essa web fora os habituais abutres rapidamente se lançaram sobre a carcaça desta estória bombástica: Steve Jobs debocha fã em plena MacWorld que apenas queria uma fotografia! Gostava de saber quantos deles se preocuparam em procurar saber a versão dele.

Na realidade o que o episódio nos conta é algo bem diferente. Demonstra à saciedade a validade de algo que se aprende no curso de Direito: não se deve emprenhar pelos ouvidos. Isto é, para se poder fazer uma avaliação isenta de uma situação é preciso conhecer os dois lados da história ou ver in loco o que se passou.

Por exemplo, a atitude das galinhas tontas dos RP da Apple aquando do lançamento do iPhone no Reino Unido e a entrevista pelo jornalista do Channel 4 a um responsável da empresa dispensa contraditório. As imagens falaram por si.

Esta situação da Violet Blue é bem diferente. Só conhecemos a(s) versões dela, e não querendo fazer de Steve Jobs um santo, longe disso, tive durante os meus anos como advogado demasiados clientes e oficiosos que para justificarem a sua posição (e o seu ego) me omitiram informações essenciais ou simplesmente me mentiram descaradamente.

Por exemplo, bastava a Violet Blue ter ido interromper uma conversa para isso justificar do interrompido (Steve Jobs ou Zé dos Anzóis) o comentário de You’re being rude. E estaria mesmo a sê-lo. Interromper uma conversa quando não se faz parte do grupo é, efectivamente, falta de respeito e educação.

Portanto, há que ter cuidado com estas verdades insofismáveis assentes numa única versão do acontecimento. Nos tribunais isso é a pedra de toque de qualquer sistema jurídico ocidental moderno e justo. Os media, continuam a ignorar esta lógica a seu bel-prazer.

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4 comentários em “You’re being rude! (ou a necessidade de ouvir as múltiplas versões de uma história)”

  1. Paulo Says:

    O quê?? A tipa OUSOU tocar no Steve Jobs??

    Que atrevimento!!

  2. ajax Says:

    “Isto é, para se poder fazer uma avaliação isenta de uma situação é preciso conhecer os dois lados da história ou ver in loco o que se passou.”

    Diria que às vezes, ou mesmo na maioria das vezes, nem isso é suficiente. Até o método científico é falível. Afinal somos humanos.

  3. slim Says:

    Olá!
    Parece-me que ela se justifica demasiado, mostrando uma necessidade de apoio de posição. Um dos indícios de quem está a mentir… No entanto, parece-me apenas que está a inventar “estórias” e mexericos…
    Cumprimentos🙂


  4. Muito bom este artigo. Tens razão nos teus argumentos e é pena que muitos por aí se tenham apanhado por este caso dessa tipa maluca que, para mim, só pretende ser sensacionalista. É como a imprensa cor-de-rosa… não há nada aqui… ide embora!


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