BBC lança iPlayer beta para Mac (e Linux)

bbc-bbc-iplayer-programme-information-earth_-the-power-of-the-planet-1.jpg

Depois das duras críticas sofridas devido à falta de suporte para Mac e Linux, a BBC disponibilizou ontem finalmente uma versão do iPlayer para Mac e Linux. Através do dito é possível assistir gratuitamente a toda a programação da Beeb dos últimos sete dias.

O iPlayer para Mac encontra-se ainda em fase beta, seguindo a corrente moda de lançar em beta (aberta) o que deveria ser a versão 1.0, (ou melhor, a 2.0 depois da asneirada do primeiro iPlayer). Enfim, adiante. Uma das limitações desde logo aparentes em OS X é a impossibilidade de fazer o download dos videos. A empresa explica modestamente os motivos para este tratamento:

 What if I don’t run Windows?

Owing to the technology needed for file sharing, BBC iPlayer will only work with Windows XP and we recently launched a version compatible with Windows Vista. We are making it available for other platforms and we’ll announce these versions as soon as they’re ready.

Estamos esclarecidos, obrigado. Assim, quem utiliza OS X e Linux fica limitado à visualização no browser, graças ao Flash. Parece que a desesperada onda de contratações de engenheiros especializados em streaming por parte da Siemens não deu para mais. Afinal, só é suposto saberem de streaming, não de sharing

Basicamente, funciona como o YouTube mas com qualidade decente. Aliás, a qualidade de imagem do iPlayer é mesmo o seu ponto forte. Em acréscimo, não tive também problemas de engasganço nos vídeos que experimentei visualizar.

No que toca à usabilidade nada a apontar. Catálogo fácil de percorrer, categorias em número suficiente, divisão por canais e a previsível caixa de pesquisa tornam a experiência agradável.

Concluindo só tenho a elogiar o trabalho da BBC e apontar uma última falha. Como vai sendo também típico nos dias que correm, onde não existem fronteiras, criam-se. O iPlayer só pode, pois, ser utilizado no Reino Unido.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

3 comentários em “BBC lança iPlayer beta para Mac (e Linux)”


  1. e se a bbc em vez de estar a inventar usasse algo tão simples e excelente como o MIRO.

    mas claro depois de contratar um sr à m$ é dificil usar ferramentas como deve de ser, especialmente FLOSS.

    cumps,

    rj

  2. mac2 Says:

    Julgo que li em qq lugar que o serviço irá (mais tarde) ser disponibilizado internacionalmente.

  3. Pedro Says:

    Até ver, só dá em terras de Sua Majestade. Ou então com proxies.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: