Pensamentos soltos sobre o Leopard

Depois de alguns dias de reflexão e de ouvir um excelente podcast da Macbreak weekly (er…se não estou em erro) é altura de transmitir alguns pensamentos que se foram solidificando à medida que a poeira foi assentando.

Cada vez mais acho que o verdadeiro trabalho feito no Leopard não está à vista. Ou seja, foi realizado muito trabalho de desenvolvimento pela Apple, mas por debaixo do capô. É preciso não esquecer que o Tiger não é totalmente 64bits e que foi desenhado de raíz para processadores PowerPC, embora existissem builds para x86.  E, por muito que me digam que os Core Duo e Core 2 Duo são n vezes mais rápidos que os PowerPC em todos os benchmarks, na realidade não noto isso. Pelo contrário, sempre achei que o Tiger num Powerbook era mais fluído, suave e com menos problemas de estabilidade de aplicações que o Tiger no Macbook Pro. Portanto não pode ser estranho que tenha sido desenvolvido um trabalho de limpeza e optimização escondido para melhorar a experiência de utilização do Leopard em processadores intel, como a utilização massiva de multithreading.

Quanto à velocidade, ainda a semana passada fiquei espantado na velocidade com que um Athlon 1000 (256MB de RAM) abria o Firefox (até com diversas tabs) no Windows 2000 (com 7 anos), em comparação com Safari/Opera/Camino no meu actual Macbook Pro. Espero que os rumores sobre as melhorias de velocidade se confirmem.

É pena que a keynote da WorldWide Developers Conference tenha sido tão virada para a experiência final do Leopard para o utilizador e não tanto para explicar as melhorias efectuadas em relação ao Tiger que se encontram longe do olhar de quem se senta em frente ao monitor. Para um programador qualé o interesse das novidades do iChat? Além de terem servido para comic relief da audiência, pouco mais.

Depois há alterações que não foram mencionadas na keynote e, se calhar, mereciam. Caso do iCal, em que também correm informações de mudanças para melhor. Espero que tenham tornado fácil a sincronização com o Google Calendar. Aposto que não e continuam a bater na mesma tecla de usarmos o caríssimo e pouco fiável .Mac.

Por fim, continuo a achar que foi francamente pouco para quem colocou a fasquia bem alto há um ano: foi Steve Jobs quem referiu a existência de “secret features” no Leopard, não fomos nós que inventámos essa noção. Com a especulação desenfreada, a expectativa foi atirada para níveis estratosféricos. Por ventura Jobs na altura não sabia com grau de certeza que features teria para apresentar posteriormente e – pior – viu-se obrigado a cortar alguma da release final.

É que stacks (ideia patenteada pela Apple há 15 anos), coverflow (no iTunes já há algum tempo, pesado, e ao qual não dou qualquer uso) e quicklook (preview melhorado) não são propriamente “secret features”, mas mais melhorias de algo já existente. Concedo que o stacks nunca tinha sido bem aproveitado, mas…

Mesmo o “novo” Finder (esperemos que finalmente todo em Cocoa) não é totalmente inovador. Ficam por tocar – e mereciam valentes retoques – a list view e a column view por exemplo.

Portanto parece-me muito pouco para tanto secretismo. Acredito que tenha sido aproveitado este ano para fazer muito trabalho nas sombras, mas à superfície o resultado parece curto.

No geral penso que as melhorias visíveis são positivas, relevantes, mas curtas para tanta espera. Não sei porquê mas devem ter caído machados sobre algumas features previstas (não anunciadas) e que não estarão incluídas na versão final. O atraso de alguns meses do Leopard pode não ter sido suficiente para as salvar.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: