OmniFocus: programa com que estou a brincar

A OmniGroup, empresa que nos deu os excelentes OmniOutliner, OmniPlan e OmniGraffle, está a desenvolver activamente uma nova aplicação a que deu o nome de OmniFocus. O OmniFocus é uma ferramenta de produtividade, assente nos princípios Get Things Done, criado por David Allen e que já inspirou inúmeras aplicações, tanto para OS X, como para Windows.

Para OS X há por exemplo os grátis iGTD e KinklessGTD (série de Applescripts para o OmniOutliner, conhecidos por estoirarem quando menos se espera). No desenvolvimento do OF a Omni está a contar com a ajuda do criador do Kinkless e ainda de Merlin Mann (do site 43folders.com).

Neste momento estão a ser disponibilizadas builds várias vezes ao dia de uma versão ainda muito alpha do software. Do que já testei, gostei. É simples, prático e um passo à frente do Kinkless (nunca utilizei o iGTD).

Apesar de ser uma versão alpha, consegui importar os meus projectos do KinklessGTD sem quaisquer problemas.

A disponibilização actual do OF é muito limitada, estando os downloads a serem autorizados a quem se inscreveu na mailing list de desenvolvimento do OF antes de 28 de Março, embora a ideia da Omni seja a de ir a pouco e pouco abrindo a participação a mais pessoas que se inscrevam na referida mailing list.

No entanto, para abrir o apetite vejam este vídeo introdutório e uma imagem dos projectos que passei do Kinkless:

PS: Antes que peçam, não, não vou disponibilizar as betas que for arranjando. A Omni pede expressamente que isso não aconteça.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

4 comentários em “OmniFocus: programa com que estou a brincar”


  1. GTD é muito nice… mas é assim tipo tabaco… é tão fácil usar como deixar de fumar… assim do tipo “eu já deixei de fumar uma série de vezes”…

    É que GTD é bom para quem já tem alguma prática de organização, pois rapidamente deixas de “concluir” tarefas, de actualizar listas de compras e afins…

    De qualquer das formas, das 4 vezes que organizei a minha vida com GTD senti-me muito melhor… 10 minutos depois já estava na bandalheira do costume… o que é estranho… pois só deixei de fumar uma vez!😉

  2. detig Says:

    Não acho que seja como o tabaco, é mais como ir ao ginásio. Há que ser persistente.

    Eu com o omnifocus tenho brincado, não o utilizo (ainda) a sério e não me parece que venha a utilizar enquanto não tiver um Mac no escritório.

    Até lá ando de Moleskine🙂

  3. mac2 Says:

    O MacApper tem uma avaliação das aplicações concorrentes ao OmniFocus:

    http://macapper.com/2007/06/08/get-stuff-done-three-gtd-apps-reviewed/

    Entretanto, o vídeo de apresentação do OF no site do OmniGroup deixou-me de água na boca apesar de eu não ser muito dada ao GTD.


  4. Por acaso estou muito curioso com este novo programa. Tentei organizar a minha vida com o Yojimbo mas esse apenas serve como um local de reunião para todos os meus pedacinhos de informação (PDF’s, URL’s, etc…) e precisava de algo que me ajudasse realmente a planear as etapas dos meus projectos.
    Já que tem experimentado o omnifocus, pode dizer-me se este também aguenta com a importação de objectos? Por exemplo: para determinado projecto tenho que recorrer constantemente a um PDF ou a um e-mail, há forma de os importar para o programa para uma rápida consulta?


Deixe uma Resposta

