iTunes 7.2: Música sem DRM mas ainda com alguns problemas

A Apple lançou ontem também (finalmente) o update para o iTunes que permite a compra de música do catálogo da EMI sem DRM. Além de alguns problemas técnicos registados durante o dia de ontem na iTunes store, ficam algumas questões por responder sobre o novo iTunes Plus (nome dado ao catálogo de música sem DRM).

1. Por que motivo os ficheiros vendidos incluem os dados do comprador? Além de serem bastante extensos, os dados pessoais do comprador acompanham a música se ela for colocada em redes de partilha de ficheiro. Até aì tudo bem. A questão é que se à Apple ou à EMI lhes ocorrer processar alguém com base nessa informação, pode sair-lhes o tiro pela culatra pois os compradores não são informados desse facto e – pior – essa informação pode ser alterada. Spoofed em bom inglês.

A ajudar à festa, começam a aparecer indícios que a metadata utilizada para inserir estes elementos cria problemas na utilização dos ficheiros em outros leitores de música que suportam AAC sem ser o iPod. Bem, também podem sempre utilizar o Fission e fazer “desaparecer” tal informação…

2. Como foi em tempos anunciado, o consumidor pode fazer upgrade das músicas compradas com DRM para a versão sem DRM. No entanto, a Apple limita o upgrade a um esquema de tudo ou nada: ou fazemos o upgrade a todas as nossas músicas (do catálogo da EMI, claro), ou então não há upgrade para ninguém.

3. A Apple decidiu mudar o ponto viii do EULA (sempre eles…) para proibir a utilização da música comprada como ringtones para telemóveis. Yeah right.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: