Mac Plus vs AMD Dual core

Encontrei hoje este comparativo de duas máquinas separadas no tempo por mais de vinte anos e não posso deixar de reparar que nem sempre os computadores estão efectivamente mais rápidos a fazer uma série de tarefas idênticas ou semelhantes às que se faziam há duas décadas.

Em processamento de texto, por exemplo.

Até recentemente dei por isso quando passei no escritório do meu pai e fiquei impressionado pela rapidez de um Athlon XP 1700+ (+-1500Mhz e 256MB de RAM) com o Windows 2000 instalado há 6 anos e a lentidão do meu P4 2.8Ghz (512MB de RAM) com o Windows XP instalado há menos de um ano.

E nesta “corrida” entre o Mac Plus e o um computador recente não posso deixar de realçar um parágrafo que resume bem o cerne da questão:

System 6.0.8 is not only a lot more compact since it has far fewer (mostly useless) features and therefore less code to process, but also because it was written in assembly code instead of the higher level language C. The lower the level of the code language, the less processing cycles are required to get something done.

Portanto não admira que o num Mac Plus se façam determinadas tarefas mais depressa que num PC recente.

Meus amigos, less is more.

Esperemos que as empresas de informática tomem noção disto rapidamente.

Por exemplo, entre o Word ou o Beans, não tenho a dúvida que prefiro o segundo (só lhe faltam as notas de rodapé!).

PS: A sova dada pelo Mac Plus no PC no teste de arranque é algo memorável.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

4 comentários em “Mac Plus vs AMD Dual core”

  1. Madril Says:

    Demi, isso não é bem assim …

    “but also because it was written in assembly code instead of the higher level language C.”

    Já imaginaste codar todas as features dum SO em Assembly ? Se me mandassem fazer isso (O Steve ou o Tio Bill) eu acho que me dava um tiro …

  2. detig Says:

    Acho que vou tirar o sublinhado a essa parte então. Assim se vêem os meus “dotes” para programação😛


  3. heheh.. o meu pai ainda trabalha num intel pentium a 166 mhz com 64 MB de RAM diariamente com o windows 98 e o word… À dias passei pelo escritório e enquanto fiz o reboot para assumir as novas defs de rede do novo dhcp server, foi mais rápido que todos os outros computadores do escritório…. adorei🙂


  4. […] Jun 6th, 2007 by mac2 … no Spinning Beachball (que podem ler aqui)… […]


Deixe uma Resposta

