A diferença entre a Apple e um chefe de cozinha

Na edição europeia da Newsweek desta semana vinha um artigo sobre o chefe de cozinha Wolfgang Puck, dono de um império alimentar com diversos restaurantes clássicos, restaurantes fast food e inclusivamente comida congelada.

Por que falo aqui no blog sobre este cozinheiro? Pela reacção distinta que teve quando foi abordado por uma associação ambientalista que lhe pediu que apenas utilizasse comida (carne e peixe) criada em condições humanitárias, quando comparado com a Apple pré-comunicado Green my Apple.

Puck aceitou discutir o tema e com a ajuda dessa associação decidiu mudar progressivamente os seus menus de forma a acabar com a presença de animais criados em condições desumanas. Não foi obrigado, não se limitou a antecipar obrigações legais e não se comparou à concorrência: fez, faz e está a fazer. Tornou-se líder impondo esta política top to bottom, desde o prato mais caro ao produto congelado mais humilde. E tudo sem subir preços.

Certo, é uma política inteligente, lógica e possivelmente interesseira. É verdade, não o nego.

Mas ao contrário da Apple, não assobiou para o lado, não fingiu que não se passava nada ou defendeu o seu modus operandi actual até ao limite do razoável. Entre aproveitar a oportunidade e agir, ou tapar o sol com a peneira e reagir, Puck optou pela primeira opção. A Apple pela 2ª.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

One Comment em “A diferença entre a Apple e um chefe de cozinha”


  1. Ao aceitar o repto deixado pela associação ambientalista, Puck fez o que era esperado da Apple: assumiu-se como líder e pioneiro!
    Daqui para a frente a sua estratégia não vai ser recordada como um recuo ou como um arrependimento face a “ameaças” de ONGAs, mas sim como um passo dado por um líder no seu segmento e um avanço face à concorrência. Algo a que a Apple nos habituou, mas noutras áreas…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: