Apple’s Leopard: End of the Desktop as We Know It?

A maioria dos analistas aceitou a explicação simples dada pela Apple para justificar o atraso de três meses no lançamento do Leopard de que necessitava alguns engenheiros do OS X para polir o software do iPhone.

Nem todos alinharam pelo mesmo diapasão.

Carl Howe do YahooFinance tem uma justificação bem radical para essa opção. Sugere que o fundamento é uma mudança radical na forma como funcionarão as janelas no Leopard. Entende que deixaremos de ter um interface com janelas sobreponíveis como temos desde 1984, o qual será substituído janelas fixas, possivelmente com graus de transparência.

Dá como exemplo que as aplicações da Apple (Garageband, Final Cut, Motion, Aperture) têm deixado de utilizar o modelo de janelas sobreponíveis. Bem vistas as coisas, também o iTunes e o iPhoto seguem essa lógica.

A Apple no iPod e o AppleTV optou por abordagens radicais de simplificação de menus para facilitar a vida ao utilizador final, portanto não é novidade para os lados de Cupertino o desenvolvimento de interfaces que se afastam do modelo tradicional de janelas sobreponíveis.

Assim, para Carl Howe uma revisão deste paradigma de interface é motivo mais que suficiente para a Apple querer dar 3-4 meses aos developers para adaptarem as suas aplicações para o Leopard.

Só falta arranjarem finalmente o raio do Finder.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

One Comment em “Apple’s Leopard: End of the Desktop as We Know It?”


  1. Espero bem que assim o seja! A verdade é que com este atraso (devido ou não ao iPhone), as expectativas vão sendo cada vez mais elevadas. No que diz respeito ao iPhone, a Apple não desiludiu… só espero que se mantenha com o 10.5.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: