Por que motivo os novos iPod não são tão bons com os anteriores

Já várias vezes me tinha perguntado os motivos que me levam a manter vivo um iPod mini (1G) com quase três anos e resistir à tentação de comprar um novo nano ou iPod de 30GB.

A minha resposta é simples: Firewire e carregador. Não consigo perceber o que foi na cabeça da Apple para acabar com o suporte para Firewire e fazer desaparecer o carregador. Tudo bem, a questão do carregador é menor para quem já tem um ou pelo facto de se poder comprar um de substituição. Mas a falta de Firewire para mim é um "deal breaker". Tendo um MBP com apenas duas portas USB, poder aproveitar a porta Firewire 400 ou 800 é para mim essencial, pois nas portas USB tenho as colunas e o carregador do rato Bluetooth (miserável) da Macally.

E depois, por outro lado o mini faz tudo o que quero dele: música. Não quero ecrãs a cores, mais funções, fotografia ou video. Quero ouvir música. Tal que esta semana comprei finalmente uma nova bateria para o mini, substituí-a sem problemas (excepto quanto ao facto de ter deixado uma peça de fora!) e vou comprar em breve um cartão CompactFlash de 8GB para aumentar a sua capacidade.

Cada vez mais gosto menos de deitar coisas fora que estejam a funcionar bem só para ter o modelo mais recente. Entre outras, as considerações ambientais norteiam de forma mais vincada as minhas compras. É agradável estar fora dessa fuga para a frente em relação à obsoloscência.

Mas este post está a tornar-se longo e a afastar-se do propósito inicial. O mote para este post tirei-o de uma análise efectuada pelo The Apple Blog sobre as diferenças (para pior) entre novos e velhos iPods. É certo que os novos trouxeram melhorias interessantes no tamanho, bateria ou qualidade de som, mas na verdade há coisas que foram mudadas para pior. Concordo com o autor desse post quando acha que a nova wheel não é tão intuitiva como a wheel de um iPod 4G ou anterior. Já experimentei nanos e iPods novos e não me senti muito confortável.

Já quanto às críticas apontadas ao nível de mudanças de software, não estou totlmente de acordo, pois chegam ao ponto de ser picuinhas.

Como em tudo na vida, há mudanças para melhor e  para pior.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

2 comentários em “Por que motivo os novos iPod não são tão bons com os anteriores”

  1. Madril Says:

    Eu tenho um 4G e também não sinto necessidade de mudar de iPod. Quer dizer, agora o ecrã está a ter um certo arrastamento … coisa que começou a acontecer desde que sofreu um acidente.

    Levava eu 5 coisas numa mão e estava a tirar as chaves de casa do bolso com a outra e lá se me escorregou uma coisa. Ainda pensei que fosse a carteira, mas o barulho foi pior … era o iPod.

    O que interessa é que ainda funciona.

    Tive foi outro problema. O carregador do meu iPod deixou de funcionar, pelo que agora tenho que o carregar na dock, coisa que demora muito mais.

  2. Sr. Tobias Says:

    Mesmo verdade, eu que tenho um Color ainda tenho o melhor dos dois mundos, cores e uma clickwheel grande. (Só me falta comprar um disco que funcione para o usar outra vez. :X)


Deixe uma Resposta

