(Novo) setup para preparar uma tese de mestrado

Seguindo o simpático comentário de Dapperdan sobre o meu anterior post (e recusando veementemente a proposta do Ajax para aprender Latex: não quero, não quero, não quero. Sou preguiçoso.), decidi dar uma oportunidade à combinação Mellel + Bookends para fazerem parte do software que me ajudará na via sacra de fazer (o raio) da tese de mestrado.

O motivo para este facto deve-se à minha total insatisfação com Word 2004 (no MBP em especial) e Endnote (no geral). Embora o Word 2004 funcionasse bastante bem num Powerbook 1.5Ghz, no meu actual MBP a performance é pouco menos que miserável, especialmente quando se utilizam notas de rodapé e os plugins do Endnote. Tive oportunidade de confirmar estes meus receios recentemente durante o (desespero) de escrever um mísero artigo com 5000 palavras.

Já com o Endnote a minha raiva e frustração vem de trás. Mais concretamente de finais de 2005 em que uma base de dados deu o berro e o plugin do Word 2004 deixou de funcionar. E como não gosto de pagar por uma nova versão que apenas resolve os bugs detectados na versão comprada (releases .1, .2 ou .3 anyone?), recuso-me a dar mais dinheiro por esse software. Vão roubar para a estrada. Quanto apostam que a grande novidade do Endnote 11 será simplesmente um plugin funcional para o Word 2008?

Pelos mesmíssimos 89 dólares que me custaria o upgrade do Endnote prefiro comprar duas excelentes aplicações desenvolvidas especialmente para Mac: Mellel e Bookends.

Já tinha experimentado em finais de 2005 utilizar os dois e não tinha ficado totalmente satisfeito. O Mellel 2.0 sofria de problemas de juventude (pelo que vi, resolvidos com a versão actual 2.2)  e o Bookends 8.x (ou 7.x, não me recordo bem) era visualmente desagradável e não tinha todas as funcionalidades de que eu necessitava.

Pois bem, este fim-de-semana experimentei as versões trial de ambos os programas e fiquei agradavelmente surpreendido com as melhorias registadas em ano e meio. Especialmente com a evolução patente no actual Bookends 9.2.1.

E entre dar o meu dinheiro a um fat cat como a Thomson ou a programadores independentes, prefiro sempre apoiar estes últimos.

Estes, ao menos, dão a cara pelo seu software e sabem fazer actualizações e corrigir os bugs detectados no dito.

Assim, o meu setup titular será: Bookends e Papers na defesa, Omnioutliner no meio campo, Writeroom e Mellel no ataque.

E backups, muitos backups: iPod, Superduper e gDisk.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

3 comentários em “(Novo) setup para preparar uma tese de mestrado”

  1. MJ Valente Says:

    Boa! Eu fiz o mesmo com a tese de doutoramento. A equipa titular e:

    Guarda-redes: Superduper!
    Defesas: Chronosynk. Pequena drive de 4GB da Intuix. Grande Drive 120GB da Iomega.
    Meio-campo: Sente (tem acesso a Web of Science). PathFinder. Excel (ainda nao ha um produto razoavel nativo em Mac). PhotoShop.
    Ataque: Scrivener (n.º 10!). Mellel. DEVONthink.
    No banco: TextExpander. PTHPasteboard. xPad. Overflow.
    Adjunto da treinadora: Quicksilver.

    Boa sorte na tarefa.🙂

  2. bruno_eg Says:

    Muito bem Demiurgo. Mas devias seguir o conselho do Ajax :p .
    Boa Sorte com a tese!

  3. mac2 Says:

    Vês o primeiro comentário? É meu, com outro nome.🙂


Deixe uma Resposta

