Setup para preparar uma tese de mestrado

Por esta altura não deverá ser segredo que um das minhas maiores pedras ao pescoço actualmente (bem, a maior mesmo) é ter uma tese de mestrado em direito para entregar até Outubro.

Sendo certo que boa parte das leituras já estão feitas, está na altura de passar à prática e começar a escrever.

Originalmente pensei em usar o tridente: OmniOutliner, Word 2004 e Endnote 9.

Mas há medida que o tempo foi passando, fui dando conta das limitações desse setup e de más experiências anteriores que tive com ele.

Com descobertas recentes inclino-me agora para a equipa: OmniOutliner, Papers, Writeroom, Word 2004 e Endnote 9 (ou o Zotero).

Os elos mais fracos são claramente o processador de texto e o endnote. O primeiro por ainda não haver em Universal Binary, o segundo por ser o único gestor de bibliografias que permite uma integração automática com um processador texto que permita formatar automaticamente as citações em notas de rodapé.

Há alternativas para ambos, infelizmente nenhumas totalmente satisfatórias para o meu problema. O Mellel é ume excelente processador de texto mas não tem integração com o Endnote 9. O Sente e o Bookends são óptimos gestores de bibliografias mas não fazem a tal formatação.

Sobra-me o Zotero que é um plug-in do Firefox (browser que não uso actualmente no Mac) e apenas suporta o Word 2004.

Enfim, vou dar uma vista de olhos no Zotero nos próximo dias a ver como me entendo com ele.

Aceitam-se sugestões (excepto LateX que não estou para aprender. Sou calão.)

Explore posts in the same categories: Uncategorized

2 comentários em “Setup para preparar uma tese de mestrado”

  1. Ajax Says:

    Perderias muito menos tempo se aprendesses LaTeX. Na tua área não terias que aprender muita coisa de Latex pois o documento a produzir é essencialmente texto. As fórmulas é que podem por vezes complicar as coisas. De qualquer forma tenta não complicar em demasia para que não surjam problemas difíceis de resolver quanto à formatação. A vantagem do Word/Endnote é a base de utilizadores que já existe e que te podem ajudar a resolver problemas. Finalmente, não te esqueças dos backups!😀

  2. Dapperdan Says:

    Também vou breve começar a redacção, desta vez da minha tese de Doutoramento. Optei pelo “combo” Mellel-Bookends. Posso dizer que até agora estou satisfeito, mas começo a ter um pouco de receio em relação ao Mellel, mais precisamente no que diz respeito à possibilidade de transferir os documentos para formato word. Nesse aspecto acho o iwork genial, pena não ter integração com bookends, sente ou até mesmo endnote. Mesmo assim aguardo pelo iwork 07. Depois de ter terminado uma dissertação de mestrado e agora estando a meio de uma tese de doutoramento, apoio o conselho anterior não te esqueças dos Backups!🙂


Deixe uma Resposta

