Jogos: Open Transport Tycoon para Mac

Actualmente o meu tempo para jogar é muito, muito curto. A paciência também não é muita. Se há crítica que posso apontar aos jogos mais recentes é serem demasiado complexos para quem tem pouco tempo para entrar neles. Mais dia menos dia lá terei de comprar uma consola.

Por enquanto vou desperdiçando períodos de 5-10 minutos nuns joguinhos de Sensible World of Soccer (versão amiga, via emulador para PC) e principalmente de Open Transport Tycoon (openttd) no Mac.

O openttd não é mais que uma reconstrução opensource do Chris Sawyer’s Transport Tycoon Deluxe (TTD) de 1995. Necessitando apenas dos gráficos do jogo original, o opentdd resolve muitos dos problemas da versão antiga e adiciona muitas novas features.

O TTD é, para mim, um dos grandes clássicos jogos de tycoon, a par do Railroad Tycoon de Sid Meyer. Ao contrário de jogos do tema mais recentes que usam e abusam de cenários (o que me irrita profundamente) estes dois são essencialmente jogos abertos em que o jogador desenvolve a sua rede sem estar agrilhoado a ter de cumprir com as condições de vitória/evolução definidas pelo programador.

Num jogo destes eu quero é ganhar rios de dinheiro, não ter de levar 10 cargas de milho da estação X à estação Y até 1920. Quero é utilizar TGVs, Concordes e Jumbos em cada jogo e não ter de fazer 10 cenários antes das unidades serem “desbloqueadas”.

Bom, chega de bater nos jogos tycoon actuais e voltemos ao openttd.

Alguns novos gráficos, novos sets de veículos, novos aeroportos, linhas de comboio electrificadas, novas paragens de autocarro “drive through”, nova sinalização para comboios ou um novo pathfinder para que os veículos não se percam tanto são algumas das novidades.

Para não falar na opção multiplayer que permite jogos verdadeiramente com verdadeira competição, pois a AI do computador continua a ser a mesma miséria de 1995. Com a multiplicidade de versões, diferentes patches e nightly builds, pode ser difícil encontrar alguém com a mesmíssima versão para permitir um jogo online. Nada que não se resolva falando entre as pessoas que querem jogar.

Já vai na versão 0.5.1 (perfeitamente estável num MBP C2D) e as nightly builds têm ainda mais novidades.

Mas o melhor mesmo é a comunidade dinâmica que se juntou à volta do openttd. Wiki e foruns são um excelente manancial de informação para quem quiser (re)entrar no mundo do transport tycoon.

Deixo aqui e aqui links para screenshots.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: