Como a Apple conseguiu levar as pessoas a comprar MBPs

Já há algum tempo que queria comentar este tema. Nos trimestres mais recentes a Apple conseguiu levar clientes que poderiam comprar simplesmente um Macbook a comprar um Macbook Pro. Como? Fazendo “upselling” e obtendo um mix de vendas mais favorável à sua gama alta.

Na geração anterior, a diferença de especificações entre Powerbook e iBook – embora existente – não era tão marcada como a actual. Os tamanhos eram relativamente semelhantes, o teclado também, os processadores idem, ambos dispunham de placa gráfica dedicada etc. A diferença era feita pelos acabamentos e possibilidades de expansão.

Agora a situação é bem distinta. O Macbook vem com menos memória (apenas no modelo mais básico), com um formato bem diferente, com ecrã glossy, com teclado bem diferente, com menos  possibilidades de expansão e sem placa dedicada.

Ou seja, quem quiser um computador com ecrã de dimensões razoáveis apenas pode escolher o Macbook Pro. Quem pretender um computador com ecrã matte só pode optar pelo Macbook Pro. Quem precisar da gráfica dedicada (ou dos 3Gb de memória), mais uma vez terá de comprar o Macbook Pro.

Resultado, pessoas que como eu poderiam ter comprado o Macbook, não o fizeram. No meu caso teclado (para mim, o do MB é horrível), ecrã matte, e a falta de gráfica dedicada foram deal brakers. Acabei por gastar mais dinheiro do que necessitaria se o MB não tivesse essas características que, para mim, são falhas.

Situação semelhante – mas menos flagrante por não serem directamente comparáveis – passa-se com mac mini, iMac e Mac Pro.

Explore posts in the same categories: Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: